Recentemente o Ministério da Saúde atualizou a lista de doenças relacionadas ao trabalho. Foram incluídas 165 novas patologias, entre elas o Burnout (síndrome do esgotamento profissional), estresse grave, ansiedade, depressão e tentativa de suicídio.
Tal atualização chama a atenção para os crescentes casos de transtornos mentais e psíquicos relacionados às condições do ambiente corporativo, jornadas exaustivas e assédio moral no trabalho.
Uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho apontou que cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem de síndrome de Burnout. Entre os anos de 2020 e 2022 houve um crescimento de 72% em ações trabalhistas relacionadas ao esgotamento profissional.
Diante disso, é importante que as empresas estejam atentas e estabeleçam medidas para propiciar aos seus funcionários um ambiente de trabalho seguro e saudável.
Tags: ambiente corporativoansiedadeburnoutdoençasdoenças laboraisesgotamento profissionalestressejornadas de trabalhotrabalho